Group 39.png

NO BLOG

Descobre os segredos do mundo das bolachas

4 piores erros a evitar quando cozes bolachas




Parece fácil e realmente é! Cortas a massa, pôes no tabuleiro e vai para o forno.

E voilá, bolachas prontas a comer.


Mas se o que procuras são aquelas bolachas que não se espalham, não perdem a forma, todas douradas , perfeitinhas e prontas a decorar.. aí já tem os seus truques.


Nos últimos anos quando dou workshops, adoro depois falar com as alunas e ver o que fizeram, o que correu bem, quais as dificuldades. Estes são os principais erros que cometem para que aquela bolacha que cortas em forma de coração, de repente saia do forno numa forma abstrata meia oval.


E especialmente quando depois as queres decorar, vale mesmo a pena aquele cuidado extra para que quando cortas um dinossauro, fica um dinossauro até ao fim.



1

Não tens o forno na temperatura certa:


É muito importante pré-aqueceres o forno. Vou voltar a repetir: é muito importante pré-aqueceres o forno!


Eu sei que é uma chatice.. eu sei que às vezes passa o tempo e não te lembraste de ligar o forno com antecedência e já tens as bolachas no tabuleiro e para não perderes tempo acabas por enfiar lá o tabuleiro antes da temperatura certa.


Mas quanto mais depressa, mais devagar.


Se o forno não estiver na temperatura certa, as bolachas vão espalhar e perder a forma e depois de perderem a forma vai ser muitoooo mais dificil de decorar.

Por isso mais vale perderes esse tempinho extra.


Outra coisa que recomendo é teres um termómetro de forno. Daqueles que fica pendurado lá dentro durante toda a cozedura.

Os fornos têm os seus botões com as temperaturas, mas nem sempre são assim tão fiáveis e conheceres bem o teu forno e teres a certeza das suas temperaturas é essencial para um resultado perfeito e uniforme.



2

Enches demais o tabuleiro:


Erro mais comum para todos os impacientes, quero despachar, quero poupar tempo, quero usar o forno o menos possivel, já cortei mais vale pôr!


Eu sei que é tentador. Eu sei que parece que cabem 8 bolachas naquele tabuleiro e ainda têm um espacinho entre si.

Mas não!


Tens mesmo de deixar ESPAÇO entre as bolachas.

Vais evitar que se espalhem, vai evitar que se fundam umas nas outras e vai fazer com que cozam de maneira muito mais uniforme.


Faz mais umas "viagens" ao forno, vai valer a pena no resultado final.


3

Não estão bem frias:


O instinto é cortar a massa, pôr no tabuleiro e levar logo de seguida ao forno.


Mas experimenta pôr o tabuleiro com as bolachas cortadas no frigorifico uns minutos antes de pores no forno.


Quando estás a cortar a massa na forma que queres, essa massa está a aquecer. Quer seja pela temperatura ambiente, quer por estar em contacto com as tuas mãos, acaba por ir perdendo cada vez mais a firmeza.

Se depois desse processo deixares arrefecer de novo no frigorifico e ganharem mais firmeza, quando as cozeres vão perder muito menos a forma, vão ficar muito mais perfeitinhas e com definição.


Experimenta! Truque de pasteleiro ;)


4

Não têm todas a mesma espessura:


Faz sentido, mas às vezes são as coisas mais obvias que nos escapam.


Quando fores a cozer as tuas bolachas, se tiverem todas ligeiras diferenças na espessura, não vão cozer todas uniformemente. Umas vão queimar, outras ficam cruas, é uma chatice.


E por mais que queiras usar aquele rolo de madeira da avó, a não ser que estendas apenas 1 vez a massa, nunca vais conseguir dar a mesma espessura a todas as bolachas.


Mas a boa noticia é que existem imensas opções para ti por aí, das mais baratas às mais chiques ;)


Podes usar daqueles rolos que já trazem espaçadores com espessuras fixas definidas.

Podes até usar guias de madeira que tu próprias fazes e assim ainda podes usar o rolo da avó.


Usa alguma dessas opções ou qualquer outra que te dê mais jeito, mas usa! Vai ser menos uma dor de cabeça na hora de fazeres as bolachas e vai-te dar aquele resultado profissional.




E para terminar

Ta-da!


Nunca te esqueças que és capaz de fazer tudo isso e muito mais! Com um bocadinho de ajuda e orientação vais ficar surpreendida com o que realmente és capaz.







2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo